MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Departamento de Engenharia de Transportes
CEFET-MG

Palestra: Cidades inteligentes a baixo custo e alto impacto – Mobilidade suave, mudanças de comportamento e TICs

Quarta-feira, 16 de maio de 2018
Última modificação: Quinta-feira, 17 de maio de 2018

Muito se fala que o impacto da internet of things no futuro das cidades. Veículos autônomos (como o Uber Air, Hyperloop e outras tecnologias) apontam para um novo horizonte infraestrutural das nossas cidades. No entanto, esta nova revolução tecnológica depende novamente de um grande salto infraestrutural que poucos países vão conseguir levar a toda sua população. De forma financeira, tecnológica, energética ou ambiental, o processo de desenvolvimento limitado pela exclusão gera impactos negativos para consolidação das Smart Cities.

No sentido oposto, os modos suaves (andar a pé ou de bicicleta) mostram que também existe um horizonte de prosperidade na escala micro. Com caráter mais horizontal, esses modos representam oportunidades tecnológicas de grande impacto e de baixo custo. Mesmo assim, esse segundo horizonte depende da construção de comunidades que trabalham em prol de uma mudança comportamento por parte dos indivíduos.

No dia 23/05, Matheus Oliveira vem ao CEFET-MG para discutir a construção dessas comunidades sob a ótica da bicicleta, bem como as oportunidades que podem ser geradas durante esse processo.

palestra'

Matheus Oliveira é Phd em Sistemas de Transportes pelo programa MIT – Portugal. Pesquisador dos temas de financiamento, economia dos transportes, participação pública e inovação. Atua como COO da Biklio, uma plataforma que conecta ciclistas a descontos em lojas locais a fim de promover o uso da bicicleta e coletar dados para um melhor planejamento do sistema de transportes nas cidades.

“Acredito que qualquer mudança começa de dentro para fora. As cidades/ comunidade são organismos vivos capazes de criar os seus próprios processos de transformação”.

Dia 23/05 ás 19:00
Local: CEFET – MG Campus I – Av. Amazonas, 5253, Nova Suiça – Sala 330

Tags: