MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Departamento de Engenharia de Transportes
CEFET-MG

DIVULGAÇÃO – FECITRAN e SECIPET 2018

Quinta-feira, 30 de agosto de 2018
Última modificação: Segunda-feira, 3 de setembro de 2018

O Departamento de Engenharia de Transportes – DET, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG realizará a I SEMANA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO, evento que ocorrerá do dia 17 ao dia 21 de setembro de 2018, nas dependências do Campus I do CEFET-MG. Para tanto, contamos com o apoio de algumas instituições, tais como: CEFET-MG, DET/CEFET-MG, DEER-MG, UFSB, BHTRANS, Prefeitura de Belo Horizonte, Câmara dos Vereadores de BH e Transcon. Além destas, há ospatrocinadores: DEDC-CEFET-MG, SRI-CEFET-MG, SECOM-CEFET-MG, Siga Brindes, Vilasa Engenharia, NEX Mobilidade, FCM, Lanix Engenharia e MobJr.

A I Semana de Transportes e Trânsito do CEFET-MG, foi criada a partir da junção de dois grandes eventos já existentes, a FECITRAN – Feira de Ciências, Tecnologia, Cultura e Educação em Segurança no Trânsito (www.fecitran.com), e o SECIPET – Seminário Científico de Pesquisa em Transportes (www.secipet.com).  Além disso, o evento contará com minicursos e oficinas ao longo de sua realização.

SECIPET – Evento criado e executado por alunos do curso de Engenharia de Transportes, e que tem como objetivo apresentar e divulgar os últimos avanços da área de transportes por meio de pesquisadores, especialistas, entidades e professores do Brasil e do mundo. Para isto, serão realizados palestras e debates sobre diversos temas da área, com a finalidade de avanço em discussões acerca de perspectivas futuras.

FECITRAN – Sua denominação corrobora com o chamamento da ONU – Organização das Nações Unidas, que com base em estudos da OMS – Organização Mundial de Saúde, estabeleceu a Década de 2011 a 2020 como período de realizações intitulada Década de Ação pela Segurança no Trânsito, convocando todos os países signatários, sendo o Brasil um deles, a alcançar a meta mundial de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito de cada um dos países. O objetivo da Feira é reunir a produção científica referente a segurança no trânsito das escolas de nível fundamental (do 6º ao 9º ano), médio, técnico e superior de Minas Gerais.

Os estudos submetidos à FECITRAN, nas categorias Ensino Técnico e Graduação, podem estar enquadrados dentre as três modalidades apresentadas a seguir:

*   Inovação e Tecnologia;
*   Destaque Acadêmico; e
*   Educação para o Trânsito.

MINICURSOS – São ofertados por profissionais de diversas áreas tratandoos temas listados abaixo:

*   Técnicas de pavimentação prática;
*   Start + Mobilidade;
*   Elaboração RIC;
*   Planejamento e acompanhamento de obras;
*   Educação para o trânsito inclusiva; e
*   Bicicletas: Para além das ciclovias.

Para participar das atividades da SEMANA, se inscreva no site www.secipet.com.

Em caso de dúvidas, contatar: (31) 3319-7107 | secipet@gmail.com | fecitran@gmail.com