ESTUDOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA PARA APROFUNDAR O CONHECIMENTO SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE MOTORISTAS E AGENTES DE BORDO
Última modificação: Sexta-feira, 21 de outubro de 2022
Projeto |
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ESTUDOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA PARA APROFUNDAR O CONHECIMENTO SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE MOTORISTAS E AGENTES DE BORDO |
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Instituição parceira |
Ministério Público do Trabalho/Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região |
Período |
2021-2022 |
Escopo |
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Apoio técnico e o desenvolvimento de estudos técnicos, pesquisas e ensaios em engenharia que relacionam aspectos que afetam a saúde e segurança dos motoristas e agentes de bordo no posto de trabalho. O projeto foi dividido etapas a saber:
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Equipe |
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Coordenação Geral
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Produtos Desenvolvidos |
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CADERNOS TÉCNICOS CADERNO TÉCNICO 1 – IMPACTO DO ÔNIBUS NA SAÚDE DO MOTORISTA E COBRADOR
CADERNO TÉCNICO 2 – IMPACTO DA REGULAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO NA SAÚDE DO MOTORISTA E COBRADOR CADERNO TÉCNICO 3 – DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA NA SAÚDE DO MOTORISTA E COBRADOR
RELATÓRIOS TÉCNICOS Etapa 100 – Revisão da NBR 15570: acompanhamento e instrução técnica ao Ministério Público acerca do trabalho de reformulação e atualização da NBR 15570. Produto 110 – Revisão e atualização dos conteúdos existentes na NBR 15570; Produto 120 – Estudo das normas similares existentes em outros países; Produto 130 – Verificação da consistência e inconsistência da NBR 15570 com as normas do Ministério do Trabalho e as normas similares internacionais; Produto 140 – Proposição de adequações à NBR 15570 com base nas normas do Ministério do Trabalho, nas normas similares internacionais, no desenvolvimento tecnológico e na compatibilidade com o sistema brasileiro Relatórios Técnicos – Etapa 100 Revisão da Norma NBR 15570
Etapa 200 – Análise das condições de trabalho: análise das condições de trabalho das equipes operacionais, incluindo motoristas e agentes de bordo a partir das bases de dados das petições existentes no Estado de Minas Gerais e no Distrito Federal. Produto 210 – Revisão bibliográfica, levantamento de informações existentes e organização das bases de dados sobre o tema; Produto 220 – Análise das revisões e levantamentos efetuados na atividade anterior; Produto 230 – Estudo dos impactos nas condições de vida dos trabalhadores e dos impactos financeiros na sociedade devido às doenças provocadas por agentes insalubres.
Etapa 300 – Estudo do perfil das empresas: Aqui será feita a caracterização do perfil das montadoras e encarroçadoras de veículos detransporte coletivo de passageiros presentes no Brasil e o mapeamento de seus interessescomerciais no país, bem como das operadoras permissionárias do transporte coletivo. Produto 310 – Revisão bibliográfica, levantamento de informações das montadoras eencarroçadoras existentes no Brasil; Produto 320 – Análise das informações preliminares coletadas; Produto 330 – Identificação dos padrões de venda das montadoras e encarroçadoras; Produto 340 – Mapeamento do preço e da distribuição das vendas das montadoras eencarroçadoras no país e definição do mercado de cada.
Etapa 400 – Análise da tecnologia veicular e embarcada: análise da tecnologia veicular e dos equipamentos e dispositivos embarcados em relação às condições de trabalho das equipes operacionais (motoristas e cobradores). Produto 410 – Levantamento e classificação dos diferentes ônibus urbanos fabricados no Brasil e no mundo em relação às condições de trabalho da equipe operacional; Produto 420 – Levantamento e classificação dos diferentes ônibus urbanos fabricados no Brasil e no mundo em relação ao preço, custos operacionais e produtividade; Produto 430 – Análise da adequabilidade dos veículos internacionais para operar no Brasil; Produto 440 – Estudo da flexibilidade e das restrições desses veículos no que diz respeito a questões operacionais, notadamente quanto às características topográficas, de pavimento, de carregamento e de tipo de linha; Produto 450 – Investigação das tecnologias que vêm sendo utilizadas e as disponíveis para acesso das pessoas com mobilidade reduzida aos ônibus urbanos; Produto 460 – Investigação das tecnologias, métodos e modelos existentes de cobrança de passagem, identificando aqueles que trazem melhorias no modelo de cobrança de passagens pelos motoristas; Produto 470 – Investigação dos sistemas e modelos de controle de jornada de trabalho considerando as tecnologias 4.0 embarcadas nos veículos de transporte público coletivo urbano em consonância com a legislação vigente; Produto 480 – Investigação dos sistemas e modelos que possam trazer melhorias e maior controle e proteção aos trabalhadores contra assaltos, bem como formas imediatas de comunicação sobre tais eventos. Produto 490 – Proposição de soluções para os problemas detectados nas Atividades 450 a 480 e proposição de ações a serem executadas para conduzir essas soluções propostas.
Etapa 500 – Estudo dos modelos regulatórios brasileiros: Busca-se aqui estudar esses modelos regulatórios sob a ótica de regular o serviço comeficiência e prestar o melhor serviço para os usuários e com as melhores condições detrabalho para o motorista. Produto 510 – Revisão bibliográfica sobre os modelos regulatórios brasileiro, com foconos estudos que analisam as equipes operacionais; Produto 520 – Levantamento e análise individualizada dos contratos de prestação doserviço e dos editais de licitação dos municípios e regiões metropolitanas relacionadosanteriormente, com foco na interferência nas condições de trabalho das equipesoperacionais; Produto 530 – Análise dos modelos licitatórios adotados nas recentes delegações dotransporte público coletivo urbano, com foco central na capacidade desses decomplementarem e auxiliarem na regulamentação e definição das condições de trabalhodas equipes operacionais; Produto 540 – Análise das planilhas tarifárias com foco na composição de preços dosinsumos, no lucro do operador embutido na planilha e na transparência pública; Produto 550 – Estudo das políticas tarifárias vigentes, com a análise da forma e da fontede remuneração dos operadores (tarifa arrecadada, pagamento pelo poder público,mecanismos de compensação tarifária etc.) e das fontes de financiamento, incluindo asvantagens e desvantagens de outras formas de financiamento como subsídio pelo poderconcedente; Produto 560 – Análise da eficiência e da eficácia das formas de sanção dos contratospara promover mudanças tecnológicas e melhorias progressivas no transporte urbano ena qualidade do trabalho das equipes operacionais.
Etapa 600 – Estudos, pesquisas e ensaios sobre quatro temas globais, objetos de estudos, pesquisas e ensaio Produto 610 – Análise da aplicabilidade das normas de medição de ruído, vibração e temperatura no posto de comando do motorista e do agente de bordo; Produto 620 – Aferição da redução de agentes insalubres em função da adoção deoutras peças e acessórios veiculares; Produto 630 – O papel dos atuais marcos regulatórios em ordenar e contribuir pararegulação das condições de trabalho do motorista e do agente de bordo; Produto 640 – A capacidade das políticas tarifárias em induzir a redução do pagamento abordo. |